Os verdadeiros arquitetos da Democracia Peixeboiense não estão por de trás de direções hidráulicas, vidros elétricos, ar condicionado ou motores potentes, ele estão por entre os Conselhos, sindicatos, associações comunitárias ou nas esquinas, todos questionando os gestores públicos quando nos deparamos com ações do governo em detrimento ao POVO.
Hoje a política assistencialista encontra um campo muito fértil em nosso lugar. Este tipo de prática consiste em “ajudar” um eleitor que está precisando de algo material (um saco de cimento, milheiro de telha ou tijolo etc.). Parece uma atitude bondosa, mas nada honrada.
Darcy Ribeiro em “O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil” comenta que a “indústria da seca”, entre outras finalidades, era uma forma de os “poderosos do sertão” agradarem sua clientela. Todos os fatores institucionais decisivos permaneceram, assim, sob a guarda de poderosas forças políticas, cujos interesses são opostos aos da população sertaneja, mas cujo domínio sobre a estrutura do poder é hegemônico (RIBEIRO, 1995). Isso acontece em Peixe-Boi, claro com situações específicas do lugar e tempo. Os políticos ficam a serviço de grandes empresários e contra o povo que os elegeram.
Nas campanhas eleitorais, do nosso Município, a compra de votos é uma prática comum pelos políticos corruptos. Eles investem muito dinheiro em suas campanhas e infelizmente se elegem. Uma vez no “poder” eles ficam a serviço daqueles que os ajudaram financeiramente. E nós, o povo, só iremos vê-los novamente depois de quatro anos, quando eles voltam em nossas casas e nos enganem com falsas promessas e mais dinheiro.
Quando nós votamos em políticos corruptos, deixamos de ter o retorno que se espera, em Peixe-Boi não há obras que beneficiam a população por parte da gestão pública e o legislativo não é eficiente. Na hora de votar, isso tem que ser levado em consideração. Comprar voto é errado, assim o que se espera de um político que compra votos? No mínimo ele vai tentar repor o dinheiro que gastou e nós, o povo, vamos ficar mais quatro anos de mãos dadas com ações corruptas dos gestores corruptos.
Vamos escolher de forma consciente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário